Dúvidas Frequentes

Posso receber mais de uma vacina no mesmo dia?+

Pode sim!!! Isso não sobrecarrega o sistema imunológico. Como há cada vez mais vacinas disponíveis, se elas não forem aplicadas em conjunto, aliás, os pais terão de levar a criança com frequên­cia à clínica de vacinação ou ao posto de saúde, o que não é nada prático.

Posso dar vacina no meu filho se ele estiver com gripe? +

A vacinação só deverá ser feita dependendo do estado geral da criança. Se ela estiver bem, ou seja, brincando, comendo e dormindo normalmente, não há problema. Mas se apresentar febre, por exemplo, melhor evitar.

Por que são necessárias tantas doses de vacinas no primeiro ano de vida? +

Ao nascer, o bebê traz no sangue muitos anticorpos da mãe, transferidos durante a gravidez. Eles são importantes para a proteção enquanto o bebê não produz seus próprios anticorpos, contudo, os anticorpos herdados podem interferir na efetividade das vacinas. Daí a necessidade de várias doses no primeiro ano de vida. Além disso, a imaturidade do sistema imunológico da criança requer mais doses de vacinas para obter uma boa resposta.

Qual a diferença entre as vacinas do posto de saúde e das clínicas privadas? +

Algumas vacinas importantes não são aplicadas na rede pública, embora sejam testadas, aprovadas e recomendadas pelas sociedades médicas. As vacinas Meningocócica B e Meningocócica A,C,W,Y e contra herpes zóster são exemplos. Outras, disponíveis na rede privada, já apresentam uma geração mais moderna, podendo ser aplicadas combinadas com outras vacinas reduzindo o número de injeções como as vacinas pentavalentes e hexavalentes acelulares.

Vacinas causam autismo? +

Vacinas não causam autismo!!! Um estudo apresentado em 1998, que levantou preocupações sobre uma possível relação entre a vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola e o autismo, foi posteriormente considerado seriamente falho e o artigo foi retirado pela revista que o publicou.

As vacinas são seguras? +

Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final que é a aplicação, garantindo assim sua segurança.

Quem tem alergia a leite pode tomar vacina? +

Quem tem alergia à proteína do leite da vaca não pode receber vacinas. No entanto apenas a vacina tríplice viral da rede pública que contém traços destas proteínas. O importante também é não confundir com lactose; embora nessas vacinas tenham lactose, ela é um açúcar do leite e não uma proteína e mesmo que você tenha intolerância a lactose, não há problema em receber a vacina

Com quantos dias de antecedência da viagem deve-se tomar as vacinas recomendadas? +

Pelo menos 10 dias antes da viagem.

Quantas doses da vacina contra HPV deve-se tomar? +

O esquema de vacinação deve conter três doses. A segunda é administrada dois meses mais tarde, e a terceira seis meses contados a partir da primeira.

Quem já teve caxumba precisa tomar vacina novamente? +

Quem já teve caxumba ou foi vacinado com a tríplice viral ou tetraviral está imunizado. Se alguém ficar na dúvida se tomou ou perdeu a carteirinha pode tomar a vacina novamente.

Tem dúvidas frequentes? Acesse e converse a Munik

Imune Responde